top of page

GRÃO-MESTRE

O Grão-Mestre é eleito a cada triênio e é o líder máximo da Grande Loja, responsável por administrar a GLERN e dar suporte nas atividades das Lojas jurisdicionadas nomeando representantes e grandes oficiais.

Robert Hook Menescal Pinto
Grão-Mestre 2020-2023
Square_And_Compasses.png
HOOK 02.jpg

Robert Hook Menescal Pinto é natural de Mossoró, Rio Grande do Norte. Nascido em 16 de novembro de 1966, é filho de José Aurivan Pinto e Antonia Jara Menescal Pinto. É casado com Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto há 33 anos e pai de Jefferson Teixeira Jales Menescal Pinto e Jayana Teixeira Jales Menescal Pinto. O casamento ocorreu na cidade Messias Targino, no Rio Grande do Norte. Mudou-se para Natal em 1990, onde reside até hoje. Formado em Direito pela Universidade Potiguar, possui pós-graduação em Direito Previdenciário, exercendo a profissão de advogado como sócio do Escritório Menescal Advocacia e Consultoria. Já ocupou as funções públicas de Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Messias Targino e Chefe do Setor de Cadastro e Documentos da Prefeitura Municipal do Natal.

 

Ordem DeMolay

É membro fundador do Capítulo Príncipe do Oeste nº 21, tendo iniciado e elevado em 08 de julho de 1984, já ocupando o cargo de 1º Conselheiro e posteriormente o de Mestre Conselheiro. Dentre os prêmios e honrarias, recebeu a Ordem do Mérito do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil - SCODRFB e a maior honraria da Ordem DeMolay, a Legião de Honra Ativa.

 

Maçonaria

Pertence ao quadro de obreiros da Loja Cidade do Sol, iniciado em 14 de setembro de 2002, elevado em 02 de junho de 2003, exaltado em 08 de março de 2004 e instalado em 27 de junho de 2009. Já ocupou os cargos de Venerável Mestre por três vezes, Mestre de Cerimônias, Orador, Secretário, Tesoureiro, 1º Vigilante, 2º Vigilante, Mestre de Harmonia e Chanceler. Já recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Maçônico, foi fundador da Loja Cavaleiros DeMolay nº 29, Oriente de Natal/RN, e representante da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais junto à GLERN.

 

Na Grande Loja ocupou os cargos de Grande Mestre de Cerimônias (Gestão Luiz Carlos), Grande Secretário Especial do Grão-Mestre e Grande Secretário de Relações Interiores Adjunto, com atuação no Tribunal de Justiça Maçônico (Gestão Roberto Di Sena).

 

Graus Filosóficos

Detentor do Grau de Cavaleiro Kadosh (Grau 30 do REAA), filiado ao Supremo Conselho do Grau 33 da Maçonaria do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil.

Robert Hook Menescal Pinto é o atual Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte, eleito em 2019 e empossado em 08 de fevereiro de 2020.

É o primeiro membro da Ordem DeMolay a assumir o comando da GLERN.

_______________

Gabinete do Grão-Mestre Robert Hook:

Rua Antomar de Brito Freitas, 3668, Candelária, Natal/RN - CEP 59.064-590

> Palavra do Grão-Mestre

> Acesse a página da Alta Administração da GLERN

> Acesse a página com a Galeria de Past Grãos-mestres da GLERN

bottom of page