top of page

HISTÓRIA DA GLERN

001.JPG

Na Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro começaram a ser criadas associações com finalidades maçônicas, com interesses de libertação da Pátria que sofria com a dominação de Portugal. Por ser uma entidade com fins libertadores, era obrigada a trabalhar às escondidas e em silêncio, contando apenas com aqueles que comungavam das mesmas ideias e vontades.

Em função do exposto, a documentação dessa época inexiste por ter sido destruída e muitas vezes queimada com a finalidade de poupar a vida de muitas pessoas. No Rio Grande do Norte, iremos aqui recorrer a um trabalho de pesquisa realizado no arquivo da Loja Maçônica 21 DE MARÇO e descrito em um livro pelo Irmão Emídio Fagundes em 1942.

Ele diz que bem antes de 06 de março de 1817, dia em que rebentou a revolução e foi proclamada a República de Pernambuco, era grande o número de Irmãos no Estado do Rio Grande do Norte, vindos da Paraíba, Pernambuco e outros estados. Quando da passagem por Natal o Irmão Joaquim José Inácio, procurou Irmãos da Ordem, que se reuniam em cidades vizinhas como Nísia Floresta, São José de Mipibu e Goianinha, ora em residências, ora em fundos de Igrejas; encontrando-os dispersos e arredios, animou-os a fundar uma Loja Maçônica em Natal.

 

A primeira Loja Maçônica do RN, Fundada em Natal e com o título de “SIGILO NATALENSE”, deve-se essa iniciativa ao trabalho de aglutinação desenvolvida meses antes, em fins de 1835, pelo Segundo Tenente da Armada, Joaquim José Inácio, futuro Ministro da Marinha e herói da Guerra do Paraguai; depois, Visconde de Inhaúma, que era ligado ao Poder Central do Grande Oriente do Brasil e viera ao Norte/Nordeste em missão de levantar cartograficamente a nossa costa. A Loja foi Instalada em 01 de março de 1836, e teve como seu Venerável, o Irmão Basílio Quaresma Torreão, Presidente da Província do Rio Grande do Norte. Em 1927, foi criada no Brasil uma nova Potência Maçônica denominada “Grande Loja do Brasil”.

Até 1973, só existia no Rio Grande do Norte, Lojas Maçônicas obedientes ao Grande Oriente do Brasil. Em 1973 foi criada mais uma Obediência Maçônica no Brasil e no RN; surgindo em 26 de novembro do mesmo ano o Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte – GOIERN. Para os não Iniciados ou não afeitos aos problemas maçônicos, “Obediências” ou “Potências Maçônicas”, são órgãos administradores de Lojas Maçônicas.

No Brasil existem três Potências reconhecidas internacionalmente: Grande Oriente do Brasil; Grande Loja e Grande Oriente Independente. No RN, existiam apenas duas Potências, só que os Irmãos tentaram trazer a outra Potência para cá. A Primeira tentativa foi em Natal, em 04 de abril de 1931, com a criação das Lojas Maçônicas: POTIGUAR e SCHALON, ambas pertencentes à Grande Loja da Paraíba; e em 29 de agosto de 1936 a Loja Maçônica DEUS E HARMONIA, na cidade de Mossoró, obediente a Grande Loja do Ceará. Estas empreitadas não obtiveram o sucesso desejado.

 

Um Grupo de Irmãos Iniciados na Grande Loja da Paraíba e residentes na cidade de Caicó, adaptados a ritualística daquela Obediência e desejosos de praticá-la mais perto de casa, resolveram fundar um Triângulo Maçônico no RN, jurisdicionado a Grande Loja da Paraíba. Em razão disto, após cumpridos os trâmites legais, em 14 de março de 1968, foi criado pelo Decreto nº. 327, o Triângulo Maçônico Escocês “Regeneração do Seridó” que passou a funcionar provisoriamente em Caicó à Rua Senador José Bernardo, 220, Bairro Penedo. Este Triângulo progrediu bastante e deu origem a uma Loja Maçônica.

Foi realizada, em 16 de novembro de 1971, uma sessão preparatória para a Fundação da 1ª Loja da Grande Loja da Paraíba no RN. No dia 21 de novembro a Sessão Magna de Fundação da Loja Maçônica Provisória Regeneração do Seridó; sendo Sagrada em 23 de abril de 1972 pelo Sereníssimo Grão-Mestre (da Paraíba) Irmão Francisco Edward Aguiar. Após muito trabalho e várias sessões informais, em 17 de março de 1973 foi Fundada a Loja Estrela dos Magos -2ª Loja da Grande Loja da Paraíba no RN, em Natal/RN.

Como estava previsto e sendo fundadores a maioria dos Irmãos da Estrela dos Magos, em 27 de janeiro de 1974, foi Fundada a 3ª Loja da Grande Loja da Paraíba no RN, também em Natal, com o Título Distintivo Loja Maçônica União Natalense. Até então, todas as três Lojas obedeciam a Grande Loja da Paraíba/PB.

Em 23 de junho de 1974, nasce a GRANDE LOJA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - GLERN - tendo as seguintes Lojas como Fundadoras: Loja Regeneração do Seridó; Loja Estrela dos Magos e Loja União Natalense. A partir de então, o Rio Grande do Norte passou a contar com três Potências Maçônicas desenvolvendo seus trabalhos de melhorar a humanidade e semear suas Lojas pela maioria das cidades do interior do Estado.

Hoje, a Grande Loja do Estado do Rio Grande do Norte conta com 27 Lojas assim localizadas:

Em Natal, 11 Lojas:

Loja Estrela dos Magos.

Loja Irmãos Fraternos.

Loja Regeneração Natalense.

Loja Tranqüilidade Potiguar.

Loja Sete de Setembro.

Loja Cidade do Sol.

Loja Natal

Loja de Pesquisas Augusto Simões.

Loja Cavaleiros Demolay.

Loja Cavaleiros de York.

Loja Luiz Gonzaga do Nascimento.

 

E mais 17 Lojas no interior do estado:

 

Em Mossoro, 04 Lojas:

 

Loja União Mossoroense.

Loja Jacques Demolay.

Loja Liberdade.

Loja Fraternidade Ivan Brasil

 

Completando o Quadro da GLERN, temos ainda:

Loja Regeneração do Seridó, em Caicó;

Loja Dr. Gentil Fernandes, em Caraúbas;

Loja União e Silêncio, em Martins;

Loja Manoel de Sousa, em Alexandria;

Loja Parnamirim, em Parnamirim;

Loja Acácia do Potengi, em São Paulo do Potengi;

Loja Dr. Francisco Sales do Nascimento, em Pau dos Ferros;

Loja São José, em São José de Mipibú;

Loja João Batista Bezerra; em Assú.

Loja Mizael Teotônio Pereira, em Jucurutu;

Loja Manoel Abigail, em São João do Sabugi;

Loja Flores de Acácia, em Florânia;

Loja Leal Independência, em Macaíba.

Loja Maçonica José Torquato de Figueiredo

bottom of page